Barra da Tijuca: natureza e cidade
Organização:
David Zee
Formato:
280 páginas, 23 x 28 cm
Textos:
David Zee, Jorge Soares Marques, Nadja Costa, Gustavo Martinelli, Pedro da Cunha e Menezes, Eliane Canedo de Freitas Pinheiro (colaboração de Augusto Ivan de Freitas Pinheiro)
Ensaio fotográfico aéreo:
Nilo Lima
Ensaio fotográfico terrestre:
Marco Terranova
Edição:
2012
Sinopse
Organizado pelo oceanógrafo David Zee, Barra da Tijuca: Natureza & Cidade apresenta a biografia de um dos poucos locais no planeta em que se pode vislumbrar um panorama composto de montanhas vegetadas, vastas extensões de areia e praia, rios, mangues e lagoas.
Com cerca de 150 imagens deslumbrantes realizadas pelos fotógrafos Marco Terranova e Nilo Lima, mapas, desenhos, gravuras, e a colaboração de um time de pesquisadores que têm dedicado parte de suas vidas ao estudo do meio ambiente e do desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá, o livro estabelece, em 280 páginas, um diagnóstico das principais características naturais e urbanas da região, e aponta erros e acertos da ocupação que ali se estabeleceu.
Para apresentar esse complexo cenário, a obra foi dividida em duas partes: Natureza e Cidade. Na primeira parte, Natureza, quatro cientistas da área ambiental, os geógrafos Jorge Soares Marques e Nadja Costa, o oceanógrafo David Zee e o biólogo Gustavo Martinelli apontam as características e fragilidades naturais da Baixada de Jacarepaguá, das quais depende a conservação da sua riqueza ambiental.
Na segunda parte, Cidade, o diplomata e geógrafo Pedro Cunha e Menezes e a arquiteta-urbanista Eliane Canedo de Freitas Pinheiro, com a colaboração do também arquiteto-urbanista Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, retratam a evolução da ocupação na Baixada de Jacarepaguá e as suas características urbanísticas.
Por meio da reunião das vivências e dos conhecimentos adquiridos nos últimos 30 anos foi possível retratar de forma abrangente a fusão de cidade e natureza que emerge na Barra da Tijuca/Baixada de Jacarepaguá. O livro oferece ao leitor uma radiografia da ocupação urbana e indaga: de que forma o Rio de Janeiro quer organizar o seu bairro do futuro?
Como queremos ocupar a Baixada de Jacarepaguá? Que qualidade de vida desejamos para os moradores? Que mosaico urbano gostaríamos de vislumbrar? Poderemos, no futuro, sorrir quando estivermos na Barra? São perguntas sobre as quais Barra da Tijuca: Natureza & Cidade reflete e ajuda a responder.