01-285x404-BalançoEnergético2006.png

Bartolomeu Lourenço de Gusmão – o padre inventor

23 x 31,5 cm - 96 páginas

Formato:

Autores:

Carlos Fiolhais, Célia Cristina da Silva Tavares, Francisco Caruso e Adílio Jorge Marques, Lorelai Kury, Ricardo Vieiralves de Castro

Sinopse

Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o padre inventor, 96 páginas, 4 livretos, marca o lançamento da coleção Brasiliana da Biblioteca Joanina, uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. A coleção apresenta documentos de brasileiros que estudaram na Universidade de Coimbra e que se destacaram tanto nacional como internacionalmente.

A escolha do padre brasileiro para o primeiro título da série oferece a possibilidade de reapresentar a brasileiros e portugueses um homem culto, inventivo e corajoso, cuja vida e feitos permanecem pouco conhecidos até hoje. Além disso, os manuscritos e a história do “Padre Voador”, nascido em 1685, em Santos, SP, permitem conhecer uma complexidade de temas que atravessam a história, o pensamento científico e natural, a perseguição religiosa e política e as intrigas da corte portuguesa em Portugal no século XVIII.

Jakobsson-Banner-2.png

Edições em capa dura, papel especial e design exclusivo.

Capa do livro "Flora das Caatingas do Rio de Janeiro"
Capa do livro "Lagoa"
Capa do livro "Baía de Guanabara"