01-285x404-BalançoEnergético2006.png

Árvores Notáveis – 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Organização:

Paulo Ormindo

300 páginas, 23,3 x 31,5 cm

Formato:

Autores:

Begonha Bediaga, Rejan R. Guedes-Bruni, Marcus Alberto Nadruz Coelho, Tania Sampaio Pereira, Marcos Sa Correa, Lorelai Brilhante Kury, Haroldo Cavalcante de Lima, Massimo Bovini, Elsie Franklin Guimaraes

Ilustração:

Malena Barretto, Paulo Ormindo

Bilíngue

Sinopse

Um dos mais importantes patrimônios botânicos do país comemora 200 anos. Mas quem ganha presente é o público com o lançamento de Árvores Notáveis – 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no dia 09 de dezembro, terça-feira, no Jardim Botânico. O livro, bilíngüe, apresenta 84 aquarelas de árvores notáveis, acompanhadas de perfil e de um detalhe a lápis para auxiliar a identificação da espécie, bem como de verbete que contempla tópicos como características físicas, história, importância ecológica e econômica, entre outros. Textos introdutórios de especialistas tratam do universo da Instituição, relatando brevemente sua história, seus objetivos e mostrando que o Jardim Botânico é, sobretudo, um centro de pesquisa, cujo foco de estudo reside justamente no seu acervo. Paralelamente ao livro, produzido sob o capricho editorial do selo Andrea Jakobsson Estúdio, será lançada a versão integral em formato guia de bolsa, (16 x 22 cm) em edições separadas em português e em inglês, visando a melhor acomodação e transporte ao se identificar as espécies pelos caminhos do Jardim Botânico.

As cerca das 300 imagens (90 ilustrações coloridas, 180 a lápis) assinadas por Malena Barretto e Paulo Ormindo, expoentes da ilustração botânica no Brasil, ambos bolsistas da Fundação Margaret Mee para especialização no Royal Botanic Gardens – Kew, na Inglaterra, foram especialmente desenvolvidas para a edição ao longo de 2 anos de dedicação exclusiva.

Árvores Notáveis – 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 304 páginas, Andrea Jakobsson Estúdio, é uma contribuição para a pesquisa, à conservação da biodiversidade e a preservação do meio ambiente, focos que sustentam a humanidade. O livro e o guia têm todos os atrativos para conquistar não só os interessados em aprofundar o estudo das espécies botânicas brasileiras, mas também a todos que gostam e usufruem do local considerado o pulmão da cidade do Rio de Janeiro e que em 2008 comemora 200 anos de vida.

Jakobsson-Banner-2.png

Edições em capa dura, papel especial e design exclusivo.

Capa do livro "Flora das Caatingas do Rio de Janeiro"
Capa do livro "Lagoa"
Capa do livro "Baía de Guanabara"