Baía de Guanabara: passado, presente, futuros
Organização:
David Zee, Rodrigo Medeiros, Fabio Rubio Scarano e Israel Klabin
Formato:
23 x 30 cm, 228 páginas
Autores:
Alexandre de Freitas Azevedo, Ana Carolina Facadio Campello, Ana Luiza Coelho Netto, Carlos Eduardo Frickmann Young, Carlos Frederico Duarte Rocha, Catarina Fonseca Lira-Medeiros, Claudio Egler, David Zee, Fabio Rubio Scarano, José Lailson Brito Junior, Leonardo Esteves de Freitas, Paulo Gusmão, Roberta Pereira da Silva, Rodrigo Medeiros, Walfredo Schindler e Yara Schaefer-Novelli
Fotografia:
Marco Terranova
Edição:
2017
ISBN:
978-85-88742-87-1
Sinopse
"Baía de Guanabara: passado, presente, futuros" é um livro com 228 páginas, organizado por David Zee, Rodrigo Medeiros, Fabio Rubio Scarano e Israel Klabin, que disseca a enseada mais famosa do Brasil. Apesar dos ataques seculares a seus ecossistemas, que se intensificaram após a chegada da família real portuguesa no século XIX, ela segue em frente abrigando espécies em extinção em meio a toneladas de esgoto despejadas diariamente pelos municípios de seu entorno – o Rio de Janeiro inclusive. Mas a resiliência tem limites e os serviços ambientais providos pela Baía estão atingindo o ponto de esgotamento.
Se nada for feito, a Baía de Guanabara chegará a 2050 como um espaço sem vida. Mas, embora os prognósticos sejam os piores em função da desorganização urbana e do inevitável aquecimento global, que elevará o nível dos oceanos empurrando moradores da faixa litorânea para o interior, pode haver luz no fim do túnel.
“Um futuro com uma Baía de Guanabara recuperada e totalmente integrada à cidade e às áreas naturais remanescentes é o que todos queremos para o benefício das pessoas, de todas as espécies e do planeta. E isso não é impossível.”, destaca o biólogo e geógrafo Rodrigo Medeiros.