Sinopse
Esta obra narra a jornada de cientistas naturalistas pelo nosso país durante os séculos XVIII e XIX, e reúne as experiências vividas por eles em seus circuitos pelo território ainda em grande parte desconhecido, bem como suas impressões sobre a fauna, a flora, as paisagens, as cidades e o povo brasileiro.
Durante numerosas expedições científicas, esses naturalistas provenientes de diferentes países como Inglaterra, França, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Itália, Estados Unidos, entre outros, passaram por longas e perigosas viagens oceânicas. Enfrentaram doenças, acidentes e até riscos de morte, em busca de explorar ao máximo as potencialidades do território, atendendo aos seus interesses científicos e àqueles dos governantes de seus países.
Durante seis anos, Carlos Frederico Duarte da Rocha, doutor em Ecologia e professor titular da Uerj, pesquisou livros, artigos, memórias, relatos, documentos e mapas, entre muitas outras fontes, e coletou dados em instituições no Brasil e no exterior para mostrar não apenas o papel desempenhado pelos cientistas naturalistas durante suas expedições no Brasil, mas também os resultados de seus empreendimentos e seus efeitos posteriores.