
O Rio de Janeiro no Século XVI
Autor:
Joaquim Veríssimo Serrão
Sinopse
Editado originalmente em Portugal em 1965, quando se comemorava o 4º centenário da fundação do Rio de Janeiro, o livro O Rio de Janeiro no século XVI logo tornou-se obra rara. Joaquim Veríssimo Serrão reuniu documentos inéditos que encontrou nos arquivos portugueses e, com base neles, construiu um vigoroso ensaio que logo se tornou clássico.
A cuidadosa revisão das fontes primárias, ofício do historiador, permitiu ao autor trazer contribuições inéditas para o registro histórico, desmontar versões que, ainda que simpáticas, careciam de fundamento factual e, adicionalmente, avançar suas próprias interpretações sobre aspectos institucionais, militares, econômicos e de política externa.
Joaquim Veríssimo Serrão é hoje o decano dos historiadores portugueses. Sua obra carioca, O Rio de Janeiro no século XVI, recebe agora sua primeira edição brasileira, enriquecida por uma seleção de imagens que retratam o Rio de Janeiro no século do descobrimento. É uma valiosa janela para quem deseja observar os primeiros momentos de formação de nossa identidade.
