Sinopse
Com uma área de 193 quilômetros quadrados e 106 praias, a Ilha Grande abriga rica biodiversidade. O livro "Ilha Grande Submersa" mostra que este paraíso tropical pode abrigar mais riquezas do que o olho humano consegue captar. Com 176 páginas, a edição apresenta os universos visíveis e invisíveis daquele ecossistema, revelando seres que podem medir tamanhos menores que 25 milímetros.
As magníficas imagens do livro são de Paulo Boneschi, fotógrafo e mergulhador que há mais de 26 anos investiga o fundo do mar da Ilha conhecida internacionalmente por suas belezas naturais. Os textos são assinados pela jornalista Juliana Vargas e as identificações das espécies realizadas sob a supervisão da bióloga e pesquisadora Adriana Carvalhal Fonseca.
O trabalho de Boneschi visa sobretudo apresentar ao leitor a vasta cadeia que compõe os sistemas naturais e é eloquente em relação à forma como a ocupação urbana tem negligenciado a manutenção do seu equilíbrio. Ao apresentar os habitantes desse mundo silencioso e de grande fragilidade, vislumbrados com o auxílio da mais moderna tecnologia, o fotógrafo comprova que a natureza cria vida muito além do que nossos olhos podem ver.