Sinopse
O oceano nos une e nos inspira. Nos conecta à natureza e à biodiversidade. Conecta a nossa sociedade global. Também conecta as mulheres e elas a seus modos de vida, à sua arte, à sua essência de cuidado e liderança.
O mar era um ambiente muito masculino, mas isso está mudando. Hoje as mulheres estão no mar e sabem que têm voz e que, juntas, são ainda mais fortes. Sororidade é a palavra da vez.
A crise em nosso oceano também nos leva a discutir o papel das mulheres nesse contexto, assim como sua relação direta com o mar e com a natureza, sobretudo porque essa crise ambiental multiplica ameaças e exacerba vulnerabilidades já existentes em nosso planeta, em especial, no Brasil.
O livro “Uma onda de mulheres pelo mar” foi concebido pela bióloga Leandra Regina Gonçalves e organizado por ela e por Patricia Furtado de Mendonça, CEO da ONG Acqua Mater, para ressaltar o papel e a relevância das mulheres e do olhar feminino sobre assuntos relacionados ao mar, amplificando a voz de profissionais que têm se destacado ao dedicar a vida a proteger, restaurar e regenerar o oceano. Foram convidadas para a edição cientistas, artistas, professoras, ativistas, jornalistas, ambientalistas, esportistas, líderes comunitárias, empreendedoras, marisqueiras, assim como mulheres que não se identificam com nenhuma dessas categorias ou que se identificam com mais de uma delas. Buscou-se a pluralidade de pontos de vista, que nos ajuda a expandir a visão e enxergar para além do horizonte conhecido.